O Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de Vilhena foi instituído em 14 de março de 2006 com a criação do Instituto de Previdência Municipal de Vilhena – IPMV através da Lei Municipal nº 1.963/2006 e Reestruturado em 2018 com a aprovação da Lei nº. 5.025/2018.

O primeiro presidente foi o Sr. Humberto Carlos Sarmento Nunes, indicado pelo executivo, sendo substituído em janeiro de 2008 por Arijoan Cavalcante dos Santos que permaneceu no cargo interinamente, sendo substituído por Rita Marta Correia.

Em 2008, aconteceu a primeira eleição para o cargo de Presidente do IPMV, sendo eleito o servidor Carlos Roberto Rodrigues Dias, efetivo no cargo de Fiscal da Vigilância Sanitária, formado em Serviço Social e possuidor da Certificação CPA-10,  para um mandato de 02 (dois) anos, com a alteração na Legislação o mandato passou para 04 (quatro) anos, tanto para Presidente, quanto para os Conselheiros, assim Carlos Roberto Rodrigues Dias foi reeleito em 2010 ficando no posto de Presidente até o ano de 2014.

Em julho de 2014 foi eleita a servidora Helena Fernandes Rosa dos Reis Almeida, servidora efetiva no cargo de Agente Administrativo, formada em Direito, advogada – OAB 3572/RO, pós graduada em Gestão Previdenciária e Regimes Próprios de Previdência pela Faculdade Unyleya, possuidora da Certificação CGRPPS, que já trabalhava no Instituto de Previdência desde 2008, exercendo o cargo de Gerente de Previdência e Diretora de Benefícios, sendo reeleita em 2018 para o quadriênio 2018/2022.

Atualmente a Presidente é a servidora Márcia Regina Barichello Padilha, que foi eleita e tomou posse no dia 12 de julho de 2022 para o quadriênio 2022/2024, servidora da Prefeitura de Vilhena, efetiva no cargo de Contadora da SEMUS desde 2002, pós graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela UNINTER, Certificada CGRPPS pela APIMEC e Certificação Profissional da Secretaria de Previdência – SPREV pelo Instituto Totum.  Em 2008 foi eleita para representar a Secretaria de Saúde no Conselho Administrativo e Financeiro do IPMV – CAF , mandato de 2008/2012, não chegou a cumprir todo o mandato, pois em maio de 2010 foi convidada pelo então presidente Carlos Dias, para assumir o Cargo de Chefe de Contadoria no IPMV, ficando até 2014,na época Certificada CPA-10.

Em 2014 com a posse da Presidente Helena Almeida, foi convidada a ser Diretora Financeira e de Investimentos, sendo a gestora dos fundos de investimentos perante a Secretaria de Previdência, permanecendo até a data da posse no cargo de Presidente.

A gestão do Instituto de Previdência Municipal de Vilhena é toda dos servidores segurados, pois os gestores são eleitos pelos servidores efetivos, dentre os servidores efetivos, Presidente e Conselheiros precisam de qualificação para serem candidatos, hoje a lei prevê para exercer o Cargo de Presidente, nível superior, certificação e experiência na área, além de todas as Certidões Negativas possíveis, sendo requisito para ser candidato, pois já tem que apresentar no ato da Posse, assim como para o Cargo de Conselheiro que exige certificação e experiência na área administrativa e também as Certidões Negativas.

Todos os servidores que trabalham no Instituto de Previdência são efetivos, ou do quadro Próprio do IPMV ou dos órgãos vinculados ao IPMV, ou seja, todos são segurados do Regime Próprio, com efetivo compromisso nas boas práticas de gestão, visando o bom funcionamento e prosperidade do Instituto de Previdência, pois estamos cuidando do que é nosso.

Temos por prioridade nossos colegas segurados, prezamos pelo bom atendimento, transparência das ações e um dialogo bem próximo, pois juntos somos mais fortes.

×
Pular para o conteúdo